sábado, 25 de abril de 2009

Crie sua própria rádio na Internet via Winamp

Imperdível! Crie sua própria rádio na Internet via Winamp.

Utilizando o Winamp, um plugin e um servidor você pode ser capaz de se tornar um radialista virtual, criando uma rádio para ser o próprio interlocutor, tocando suas músicas ou pedidos das mesmas para seus amigos e parentes, podendo falar e fazer propagandas via microfone e muito mais.

A equipe Baixaki criou um pequeno tutorial que o auxiliará a criar sua rádio facilmente, o tutorial a seguir pode parecer complicado no começo, mas seguindo os passos a seguir você conseguirá criar sua rádio sem problemas!

Guia Passo-a-Passo

1. Baixando os arquivos necessários

Para que você crie a rádio você precisará da última versão do Winamp http://www.shoutcast.com/ e também de 2 pequenos arquivos, o servidor (SHOUTcast Server), que pode ser baixado em "Clique aqui para BAIXAR" no início da página e um plugin para o Winamp, chamado de SHOUTcast DSP Plugin que deve ser pego aqui: Clique aqui. http://www.shoutcast.com/downloads/shoutcast-dsp-1-8-2b-windows.exe

2. Instalando e configurando o SHOUTcast Server

2.1 Instalando o SHOUTcast ServerExecute o arquivo do servidor e instale-o selecionando apenas a versão Server (GUI Version) e DNAS Config Files and Read-me, deixando DESMARCADA a opção Server (Console Version), em uma pasta à sua escolha.

2.2 Configurando o SHOUTcast ServerAgora vá para a pasta onde instalou o SHOUTcast Server e abra o arquivo sc_serv.exe, você abrirá o servidor, clique em Edit Config e um arquivo de texto em bloco de notas será aberto.

Utilizando a ferramenta de exploração CTRL + F, procure por MaxUser=32, este número corresponde ao máximo de usuários que sua rádio suportará, você pode editá-lo para quantas pessoas deseja, aconselhamos números de 5 a 10 usuários para conexões domésticas.(Exemplos: MaxUser=5 ou MaxUser=10)

Novamente utilizando CTRL + F, procure por Password=changeme, aqui você escolherá a senha que utilizará para conectar o plugin ao servidor de sua rádio, utilizaremos de exemplo a senha baixaki, portanto Password=baixaki .

Para finalizar a instalação do servidor SALVE as alterações feitas neste bloco de notas, feche-o e clique em Kill Server para desligar o server.

3. Instalando e Configurando o SHOUTcast DSP Plugin

3.1 Instalando o SHOUTcast DSP Plugin

O SHOUTcast DSP Plugin, que pode ser encontrado no item 1 deste pequeno tutorial, deve ser instalado com o Winamp DESLIGADO, execute o arquivo e instale na pasta do Winamp(o instalador reconhece automaticamente a pasta onde o Winamp está instalado) e finalize a instalação.

3.2 Configurando o SHOUTcast DSP Plugin

Inicialize o Winamp, aperte ALT + S(se este atalho não funcionar, clique com o segundo botão do mouse no player e vá para Options > Preferences). Agora olhe atentamente para o menu e procure por Plug-Ins em DSP/Effect, lá estará instalado o plugin Nullsoft SHOUTcast Source DSP, selecione ele e clique em Configure active plug-in.

Na janela do SHOUTcast Source teremos 4 abas, clique em Output (Saída). Deixe marcado Output 1, em Connection > Address coloque localhost e a porta (port) 8000 .Agora lembre-se da senha (password) que você inseriu no servidor (no nosso exemplo: baixaki) e deixe selecionado Automatic Reconnection on Connection Failure.

Em YellowPages você pode disponibilizar ao Winamp de seus amigos a música e artista que está tocando em sua rádio deixando a opção Enable Titles Updates selecionada, em Description coloque o nome da sua rádio e em Genre (gênero) escolha o gênero da mesma.

A aba Encoder corresponde a qualidade de som que você emitirá aos seus ouvintes, aconselhamos utilizar o mínimo(24Kbps) para conseguir trabalhar com mais ouvintes sem causar buffers.

Finalmente a aba Input (entrada) permite que você utilize o microfone durante a transmissão, aconselhamos que apenas operadores que já tenham obtido o êxito na criação da rádio via Winamp utilizem essa opção, pois com o microfone funcionando o usuário precisa testar como utilizar o microfone e ao terminar de falar não comprometer o volume da música, logo para uma primeira vez é melhor deixar o Input Device como Winamp(Recommended), onde o microfone está desligado.

4. Fazendo sua rádio funcionar

Agora abra o servidor novamente e o Winamp (ative o plug-in, aparecendo a janela do SHOUTcast Source), em Output clique em Connect e se você fez todos passos corretamente sua rádio já estará no ar (atente para o relógio e o escrito Send bytes, se isto aparecer sua rádio está online).

Coloque algumas músicas na lista e veja seu endereço de IP (você pode vê-lo através deste website: Clique aqui) http://www.whatismyip.com . Com o endereço de IP tudo fica fácil, peça para que seus amigos abram o Winamp, cliquem em ADD > ADD URL e coloquem:

http://seunumerodeip:8000 (Não esqueça da porta! :8000)

Exemplo: http://200.000.000:8000E está feito! Agora é só passar o endereço aos seus ouvintes e tocar suas músicas ou pedidos das mesmas a vontade.

Como desligar o servidor e o Plugin?

Para desligar o servidor, basta apenas abrí-lo e clicar em KILL SERVER, já o plugin, você deve entrar nas Preferências do Winamp (CTRL + P ou ALT + S) ir em Plug-Ins > DSP/Effect e selecionar NONE para que a janela do SHOUTcast Source feche.

Créditos: Joao Vitor

0 comentários: