terça-feira, 19 de maio de 2009

Ocster Backup Free 1.06

O Ocster Backup Free é relativamente leve e sua instalação não é demorada. Usá-lo é bastante fácil e com poucos cliques você consegue criar/iniciar/retomar/restaurar um backup. Com o Ocster Backup Free é possível pausar um backup a qualquer momento e reiniciá-lo quando necessário, entretanto, para que o processo não demore é necessário que você deixe o computador de lado enquanto o Ocster Backup Free trabalha, caso contrário seu backup poderá levar muito tempo.

Enfim, o Ocster Backup Free cumpre o que promete e o faz de forma rápida se deixado trabalhando sozinho. Porém, mesmo sendo possível salvar seus arquivos em um HD externo ou pendrive, não é possível fazê-lo para ou a partir de um computador interligado ao seu através de uma rede.

Ao procurar por um programa leve que realize backups seguros (protegidos por senha e criptografados) e de maneira rápida, com certeza você se deparará com o Ocster Backup Free. Pois além de realizar backups como o dito acima, ele também permite que você pause-os a qualquer momento da operação e retome-os mesmo depois de reiniciar seu computador. Além disso, o Ocster Backup Free também comprime eficientemente os arquivos de seu backup para que estes ocupem menos espaço.

Com o Ocster Backup Free também será possível criar planos de backups e agendá-los para que sejam realizados em dias e horários estipulados de acordo com a sua conveniência. Além disso, seus arquivos podem ser salvos onde você quiser, seja para um HD externo, seja para um pendrive, no entanto, o Ocster Backup Free não é capaz de fazer backups a partir (ou para) pastas de outros computadores de sua rede.

Apesar disso, os backups agendados do Ocster Backup Free são mais rápidos a partir de sua segunda execução, pois ele salva somente os arquivos que sofreram alguma alteração.

Criando um “backup plan” (plano de backup) com o Ocster Backup Free

Clique em “Create New backup Plan”, selecione a opção à esquerda (pois a da direita é paga), defina o local onde seus arquivos serão salvos e o nome do backup ou selecione um plano de backup já existente. Agora escolha o que será incluído no processo de backup, defina se seu plano será executado diariamente ou semanalmente e o seu horário, ou então, se sua execução não será feita automaticamente. Por fim, digite uma senha de segurança e escolha se deseja começar imediatamente o backup ou voltar ao menu inicial.

Restaurando um backup

Selecione “Restore Backup”, clique na opção à esquerda e defina a pasta para onde seu backup foi salvo ou o a partir de um plano de backup. Então, digite sua senha e escolha para qual pasta seus arquivos serão restaurados e pronto!

Administrando seus planos de backup

Ao clicar na opção “Manage Backup Plans” será possível realizar diversas ações: restaurar um backup - “Restore”, editar um plano de backup - “Change Backup Plan”, iniciar/retomar um backup (a partir do zero ou de um interrompido previamente) - “Backup Now...” ou “Resume Backup” - e apagar planos de backup existentes -“Delete...”. Além disso, também é possível selecionar com qual plano de backup você poderá executar as ações mencionadas acima - “Select Backup Plan...”.


Gratuito
Tamanho: 7,61 MB
Sistema: Windows XP/Vista
Empresa: Ocster


0 comentários: