sábado, 2 de maio de 2009

OverDisk 0.11

"Ótimo programa para você saber, em detalhes, quanto espaço do seu disco está ocupado."

É muito comum ler reclamações de usuários que limpam diversas vezes o computador, utilizando ferramentas como o poderoso CCleaner, mas ainda assim o sistema apresenta pouquíssimo espaço livre.

Isso acontece porque os chamados limpadores vasculham o computador em busca de arquivos inúteis, mas nunca varrem documentos pessoais dos usuários, que normalmente ocupam muito espaço em disco.

Uma solução nada prática para tentar resolver problemas como este é vasculhar manualmente todos os diretórios da máquina em busca dos arquivos “comedores de memória”. OverDisk veio para ajudar justamente com esta questão. Com ele é possível visualizar graficamente o espaço que cada pasta e documento ocupam no disco rígido. Além de ser mais didático também é muito mais eficiente.

Gráficos de pizza e diversas informações

O famoso gráfico de pizza.Como a maioria dos programas do gênero, OverDisk exibe todos os dados no formato do famoso gráfico de pizza. É possível navegar através das pastas por meio do próprio gráfico ou, se você preferir, utilizando a coluna à esquerda da janela do programa.

Toda vez que você selecionar uma pasta, ou passar o mouse sobre ela, informações como quantidade de arquivos, quantidade de pastas e espaço utilizado serão exibidas logo abaixo do gráfico.

Erro ao iniciar

Por algum motivo desconhecido, o OverDisk pode não reconhecer automaticamente alguns HDs. Mas não há com o que se preocupar, pois isso tem solução. Na barra de tarefas localizada logo abaixo dos menus você encontra o botão “Rescan”. Ao clicar sobre ele, o programa irá realizar novamente a busca por discos e, consequentemente, encontrará o seu HD.

Nesta barra você encontra também uma opção muito interessante, a qual permite que você escolha se o gráfico irá exibir o espaço lógico, físico ou ocupado. Tudo ao alcance do mouse!

0 comentários: