sábado, 2 de maio de 2009

DoInk

"Com este site você não precisa ser nenhum artista para criar bonitas e divertidas animações."

O DoInk é um serviço online em que você pode fazer desenhos criativos com facilidade e depois colocá-los em ação, criando animações divertidas para mostrar a todos os seus amigos. As ferramentas são fáceis de usar e não é necessário ter nenhum tipo de conhecimento de desenho para criar suas animações e pinturas.

Limpando o pincel — é hora de começar

Antes que você possa criar qualquer desenho ou animação, é necessário ter uma conta no site. Basta abri-lo, clicar no grande botão Sign Up e escolher um nome de usuário e senha. Assim que o cadastro for feito, você já estará logado no site e pronto para começar.

No topo da tela você pode acessar as duas principais funções do site. Em Explore você literalmente vai explorar todas as criações feitas por outros usuários do DoInk. Já em Create é possível acessar a ferramenta para botar a mão na massa. Depois de clicar em Create, vá em Open Animation Editor para começar.

Fazendo um desenho

Assim que a janela para desenho for aberta você já pode começar a sua criação. As ferramentas essenciais ficam todas no topo da tela, como a cor (1), pegador de cor (2), laço (3), pincel (4), borracha (5), balde de tinta (6), caneta para vetor (7), retângulo ou círculo (8), texto (9), ferramenta fantasma (10), mão para movimentar (11) e zoom (12).

Todas as ferramentas com uma pequena flecha no canto trazem mais opções, bastando clicar e segurar o botão sobre elas para visualizar. Um ponto positivo ao desenhar é que os traços são ajustados automaticamente, ficando mais bonitos e menos tremidos. E, por serem vetores, são separados uns dos outros e podem ser aumentados e movidos individualmente.

Criando uma animação individual

A animação do desenho é muito simples de ser feita e não se diferencia muito das outras ferramentas que costumam fazer isso. Como é tudo feito quadro a quadro, basta fazer o seu desenho e adicionar um novo quadro. Isso pode ser feito em New (para um quadro branco) ou em Clone (para um quadro idêntico). Você pode pré-visualizar clicando em Play.

Criando um “filminho”

A animação individual não é a criação de um filme propriamente dito, pois é apenas para um elemento. Para começar uma animação completa (um “filminho”), é necessário clicar no botão New Composition. Assim, ao invés de quadros, você verá uma linha do tempo. No lado direito da tela é possível ver todos os elementos que podem ser usados em sua animação. Basta arrastá-los para o meio da tela para que eles apareçam.

Além de aparecer na cena, os elementos ficarão na linha do tempo. Você pode controlar ali quando eles devem aparecer, sumir etc. No topo da tela há mais ferramentas interessantes, mas dessa vez relativas à animação mesmo.

Você pode modificar um elemento, redimensionando-o e movendo-o (1), desenhando um caminho para ele percorrer (2), trancando-o para que não seja transformado (3), excluindo as transformações que foram feitas (4) e apagando o caminho determinado para ele (5).

Terminou? Hora de compartilhar

Quando estiver concluída a sua animação, basta clicar no botão Share. Em uma tela que será aberta é possível compartilhar apenas os elementos que você usou ou toda a sua criação, para que os outros possam assisti-la como se fosse um vídeo. Para isso, você precisará dar um nome para o filme, uma descrição e escolher palavras-chave (já que ele passará a aparecer na busca do DoInk).


baixar DoInk
  • Observações
  • Sistema operacional Web Java

0 comentários: